Tuesday, August 31, 2010

Santa Teresa de portas abertas


A dica de passeio é para setembro, mas vale anotar na agenda. Nos dias 04, 05, 11 e 12 de setembro, Santa Teresa vai receber a 20ª edição do “Arte de portas abertas”, que já faz parte do calendário cultural da cidade. São dois finais de semana dedicados ao que esse charmoso bairro da Zona Sul tem de melhor – arte e gastronomia -, que se espalham ainda mais por suas famosas e estreitas ruas. Nesses dias, esse recanto histórico fica mais agitado e ganha um colorido especial. Para subir até o bairro, pense em ir de táxi ou, uma proposta mais bucólica é o bondinho, que parte do Largo da Carioca.

Ao todo são 77 artistas divididos em 48 ateliês e 19 espaços culturais preparando diversas exposições gratuitas. O grande barato desse ano será a participação de Argentina e México, que mostrarão seus trabalhos com exclusividade para cariocas e visitantes. Essa integração entre Brasil e Argentina estará presente na exposição rosa-rio-freak: A arte como ponte entra cidades, uma coletiva que reúne cerca de 90 trabalhos de artistas desses dois países no Centro Cultural Laurinda Santos. O diálogo entre a arte e a cidade é a principal proposta da exposição, que irá levar movimento para o casarão do início do século XIX. Nessa época, o Centro era a residência de Laurinda Santos, mulher que levou vida cultural para o bairro, com diversos saraus, frequentados por grandes nomes da sociedade carioca, como o maestro e compositor Villa-Lobos.

Do México vem a artista Monica Contreras, que levará seu trabalho para o Atelier Dezenove & Arteofício, uma oportunidade criada pelo intercâmbio da Chave Mestra (Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa) com a TAGA Taller Grafica Actual Oaxaca, atelier-escola que fomenta o desenvolvimento de projetos de artes visuais e residências de artistas estrangeiros no México.

Outra novidade dessa edição é o Solar Real, que entra no roteiro pela primeira vez. Lá será instalada a exposição FotoRio no Solar Real, com trabalhos dos fotógrafos brasileiros Renan Cepeda, Nana Moraes, Vicente de Mello e Marcos Bonisson. O Solar é uma mansão cercada de jardins e floresta, construída no início de 1840. Só a vista de toda a Baía da Guanabara faz valer o passeio pelo Solar. A dica é conhecer a exposição e aproveitar para apreciar a beleza do local, que estará de portas abertas somente no primeiro final de semana do projeto, nos dias 04 e 05 de setembro. O encerramento no domingo (5) será ao som do grupo de MPB, Semente da Música Brasileira, com entrada gratuita e classificação livre.

Serviço:

Arte de Portas Abertas – 20ª edição
Sábado e domingo, 04 e 05 e 11 e 12 de setembro de 2010. De 10 às 18h.
Santa Teresa – Rio de Janeiro
48 ateliês abertos, 77 artistas, 19 espaços culturais, restaurantes e lojas.

Transporte: estação do Bondinho de Santa Teresa no Largo da Carioca (Rua Professor Lélio Gama, s/N.). Certamente o melhor meio de subir à Santa Teresa é o querido bondinho.

Central de Produção do Arte de Portas Abertas:
Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa
Tel. 2507-5352
www.chavemestra.com.br

No comments: