Monday, August 23, 2010

Abertura PAISAGENS INTERIORES - fotos de EMMA LIVINGSTON


O Ateliê da Imagem Espaço Cultural inaugura no dia 27 de agosto, às 19h, Paisagens Interiores, primeira exposição no Brasil de Emma Livingston, fotógrafa inglesa, radicada na Argentina, vencedora do prêmio Meeting Place Discoveries do Houston FotoFest. A curadoria é de Claudia Buzzetti.

A inauguração é aberta ao público.

A exposição Paisagens Interiores é composta de duas séries fotográficas diferentes, mas que trazem um mesmo o...lhar sobre a paisagem, seja ela urbana, ou sobre a natureza selvagem. As imagens foram feitas com uma câmera Hasselblad de médio formato.

A primeira coleção, NOA, foi realizada na região nordeste da Argentina, entre 2005 e 2007. A artista apresenta paisagens monocromáticas que intrigam o espectador por suas qualidades abstratas. “As imagens deixam o observador curioso sobre o local onde foram feitas e como foram realizadas. Elas representam uma busca de abstração e de reflexão sobre os clichês da fotografia de natureza” afirma a curadora.

Tree Portraits - a segunda série -, foi tomada frontalmente, sempre com a mesma luz e a mesma intenção figurativa, sob a evidente influência da Escola de Fotografia de Düsseldorf. “A busca de arquétipos é muito similar à de fotógrafos alemães como Andreas Gurski, mas no lugar de escolher vestigios industriais, Emma Livingston foca o olhar sobre a natureza”, define a curadora. Emma Livingston oferece sua interpretação sobre a vida das plantas nas grandes cidades, sugerindo que talvez deveríamos refletir sobre a presença da natureza nas metrópoles.


A ARTISTA
Emma Livingston formou-se em História da Arte pela University College London, em 2000. Ela tem realizado exposições no Reino Unido, França, Argentina, Brasil e nos EUA. Em 2007 a série NOA ganhou o prêmio “PX3 Prix de la Photographie” do Paris Photo e competições do London Photographic Association. Em 2009, foi indicada para o “Pictet 2009 Earth Award Prize” e eleita, em 2009, como uma das mais promissoras fotógrafas pela revista norte-americana PDN. Seu trabalho foi publicado nas revistas Lens Culture (Paris), Nextlevel (Londres), Zing (Xangai) e European Photography (Berlim), entre outros.

SERVIÇO
PAISAGENS INTERIORES – 21 fotografias de Emma Livingston.
ATELIÊ DA IMAGEM ESPAÇO CULTURAL / Galeria do Ateliê,
Av. Pasteur 453 Urca (2541-3314).
De 2ª a 6ª, de 10h às 21h; sáb de 10h às 18h.
Inauguração: dia 27 de agosto, às 19h, aberta ao público
Encerramento: dia 22 de outubro de 2010
www.ateliedaimagem.com.br/galeria

No comments: