Tuesday, August 31, 2010

Corrida, o exercício que virou mania



Atletas profissionais, amadores ou apenas simpatizantes fazem dessa modalidade um meio de atingir metas numa maratona, de se socializar ou até mesmo de perder umas calorias extras. Porém, é importante ressaltar, como praticar esse esporte sem colocar a saúde em risco? Qual a melhor maneira de iniciar uma corrida? E o principal, como evitar lesões?

Para iniciar uma corrida, não basta colocar um par de tênis e sair correndo por aí. É preciso haver cautela, principalmente para quem é iniciante.

1. Os benefícios da corrida vão desde um melhor condicionamento do sistema cardiopulmonar levando a um maior conforto e rendimento nas atividades cotidianas, redução da pressão arterial, além de exercer um controle sobre os níveis do colesterol e na prevenção do diabetes.

2. O impacto proveniente das corridas, leva a um estímulo na produção óssea, fator importante na prevenção da osteoporose.

3. A origem das lesões durante a corrida podem estar relacionadas à falta de condicionamento e preparo físico, uso de calçado e terreno inadequado para prática esportiva, além da má orientação quanto ao treinamento, e principalmente ao excesso de atividade, não se respeitando os limites e o nível de condicionamento da pessoa.

4. Outro fator relacionado a lesões na corrida é a idade. Ela é apontada por alguns autores como fator para maior incidência de lesões (acima de 20 anos, quando comparada com pacientes mais jovens).

5. As lesões mais comuns se encontram nos membros inferiores, sendo as lesões musculares, tendíneas e a dor na região da perna (entre tornozelo e joelho) e joelho, as mais freqüentes.

6. Os cuidados para se evitar as lesões vão desde a escolha de calçado adequado para a prática, a opção por terrenos menos endurecidos, como a grama por exemplo, um início de atividade progressiva e dentro dos limites do atleta.

7. Os alongamentos devem ser realizados antes das atividades para que a fibra

muscular ganhe comprimento máximo, diminuindo os riscos de lesão, associados ao um bom aquecimento. O alongamento após as atividades, devolve a fibra muscular ao comprimento prévio, já que durante o exercício existe um encurtamento das mesmas.

8. A dieta deve ser balanceada, não havendo a princípio uma necessidade de dieta especial. É importante evitar a ingestão de proteína fazendo uso de carboidratos como fonte de energia. A ingestão líquida deve ocorrer durante a prática esportiva, a períodos de 20 a 30 minutos.

No comments: