Wednesday, September 08, 2010

Os 70's


Inspirado pelo tema “arte e política”, que vai nortear a 29ª Bienal de São Paulo, em cartaz a partir do dia 25, o curador Paulo Reis reuniu os cinquenta trabalhos da coletiva Os 70’s. Não por acaso, dez dos dezenove nomes selecionados também estarão no grande evento das artes plásticas, na capital paulista: Amélia Toledo, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Antonio Manuel, Artur Barrio, Carlos Zilio, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Nelson Leirner e Paulo Bruscky. As obras escolhidas vieram de coleções particulares e do acervo dos próprios artistas participantes. Produzidas entre 1971 e 1979, prometem surpreender o visitante.

Algumas ainda permanecem inéditas para o grande público, outras não circularam pelo mercado de artes, e um terceiro lote é dedicado a peças exibidas apenas em exposições de importância histórica. Mesmo levadas a uma galeria comercial, nem todas estarão à venda. A intenção do curador é retratar a produção de uma época em que a escassez de liberdade e matéria-prima atiçava a imaginação. Papelão, madeira de demolição, sucata, cédulas de dinheiro, bilhetes de loteria tornam-se elementos de criação. Record, The Space Between, de Antonio Dias, ilustra bem essa fase — é constituída de fotografia sobre um envelope pardo carimbado. Outra composição emblemática, esta de Anna Bella Geiger, aplica fotos e objetos sobre papel-cartão. Completam a mostra Carlos Fajardo, Carmela Gross, Ivens Machado, José Resende, Regina Silveira, Tunga, Waltercio Caldas e Wanda Pimentel.

Os 70’s. Galeria Progetti. Travessa do Comércio, 22, Arco do Telles, 2221-9893 e 9426-6292. Terça a sábado, 11h às 19h. Grátis. Até 23 de outubro. A partir de quarta (8).

No comments: