Thursday, September 16, 2010

Drinks famosos do cinema



Dry Martini - A célebre frase 'shaken, not stirred' de James Bond ajudou a transformar o Dry Martini em um dos mais clássicos drinks, fora o fato de ninguém ter tanto charme para apreciar a bebida quanto o agente 007. Inventado em 1910, pelo barman Martini do Hotel Knickerbocker de Nova York, o drink foi feito pela primeira vez para John D. Rockefeller. O Dry é originalmente preparado com gim incolor, mas pode ser substituído pelo gim inglês Booth's, mais amarelado, ou por Vodka, e aí é chamado de Vodka Martini. Um verdadeiro clássico no mundo das bebidas:

- 70ml de gim
- 3 gotas de vermute extra dry
- Zest de limão (corte uma casquinha de limão e a esprema do lado do copo, com a casca para baixo)
- Azeitona para decorar.

Preparo: Num mixing glass com gelo coloque o gim e o vermute. Mexa rapidamente e coe. Sirva em copo apropriado acrescentando o zest de limão sobre a bebida. Decore com uma pequena azeitona verde e rija, espetada num palito.
Cosmopolitan - Praticamente um símbolo da mulher contemporânea, o Cosmopolitan ganhou fama depois de Carrie Bradshaw e suas três amigas sempre aparecerem apreciando drink no seriado 'Sex and the City'. Interpretando uma nova-iorquina cheia de casos amorosos, decepções e farras com as amigas, Sarah Jessica Parker se tornou um ícone de estilo e ajudou a fazer do Cosmopolitan um ícone de Nova York. Madonna também é fã de um bom 'Cosmo', drink que não é nem doce demais, nem seco demais. Bebida ideal para os descolados:

- 2 partes de vodka
- 1 parte de Cointreau
- 1 parte de suco de cranberry (que pode ser substituído por suco de framboesa)
- ½ parte de suco de limão

Preparo: misture tudo na coqueteleira com 2 pedras de gelo, decore com casca de limão e sirva em taça short drink.

Mojito - Cuba já foi o cenário de muitos filmes, incluindo "O Poderoso Chefão" e o musical "Eles e Elas". A ilha também é famosa por seus drinks refrescantes, entre eles o delicioso Mojito, um dos preferidos de Hemingway que apareceu em diversos de seus romances. O diretor Pedro Almodóvar também incluiu o Mojito em seus filmes, entre eles o famoso 'Volver'.

- Dez folhas de hortelã fresca, a colher de chá de açúcar cristal
- 1 dose de rum branco
- 6 gotas de suco de limão galego
- 1 garrafinha de club soda.

Preparo: Em um copo alto, coloque as folhas de hortelã e o açúcar. Com um socador, pressione levemente para macerar e extrair o perfume e o sabro da erva. Acrescente o rum, as gotas de limão, bastante gelo picado e mexa bem. Complete com club soda.

As dicas foram tiradas do livro 'Bebendo Estrelas', de Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert.

No comments: